Com o intuito de fortalecer redes de pesquisa e contribuir para a ampliação da VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, sediada em Porto Alegre, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia, o Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba propõem a realização de atividades prévias ao evento nas cidades de Pelotas e de Rio Grande, a partir de 3 eixos temáticos:

Descrição:
Estas atividades propõem a constituição e articulação de uma rede de pesquisadores e pesquisadoras em torno do tema meio ambiente a partir da perspectiva etnográfica de diálogos Sul-Sul. Estes debates buscam constituir uma rede multidisciplinar com atenção para os desafios teóricos e políticos que envolvem a questão ambiental, a partir dos enfoques: 1) campos lisos, campos dobrados e campos de banhados e seus múltiplos modos de vida, 2) pluriverso maritmo-costeiro 3) diálogos Sul-Sul.

Coordenação:

Flávia Rieth (Professora PPGAnt/UFPel)
Daniel Vaz Lima (doutorando PPGAnt/UFPel)

Promoção e Organização:
Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPel)
PPG Antropologia (PPGAnt/UFPel)
PPG Educação Ambiental (PPGEA/FURG)

PROGRAMAÇÃO:
Sessão 1: Mineração na pampa: Brumadinho pode não estar longe
Data: 06 junho
Horário: 14 às 17 horas
Local: Centro de Pós Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem CEHUS/UFPel
Participantes:
Carlos Roberto da Silva Machado (Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil – PPGEA/FURG);
Newton Soares (Graduando em Ciências Sociais/UFPel – representante MAM);
Sérgio Botton Barcelos (Professor PPGS/UFPel – DIPEM/FURG).

Sessão 2: Exibição do dossiê “Viventes: o pampa viverá”
Data: 06 junho de 2019
Horário: 19 às 22 horas
Local: Miniauditório Faculdade de Educação — FAE/UFPEL.

Sessão 3: Antropologia marítimo-costeira: contextos do sul
Data: 27 de junho
Horário: 14 às 17 horas
Local: FURG / Rio Grande
Participantes:
Ederson Silva (Doutorando PPGEA-FURG);
Gianpaolo Adomilli (Professor PPGEA, NECO- FURG);
Leticia D´Ambrosio Camarero (Professora CURE-UDELAR);
Liza Bilhalva da Silva (Doutoranda PPGEA-FURG);
Lucas da Silva (Professor Bacharelado Antropologia/UFPel).

Sessão 4: Diálogos Sul-Sul
Data: 18 de Julho de 2019
Horário: 14 às 17 horas
Local: CEHUS/UFPel
Apresentação do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.
Conclusões e proposições de continuidade de trabalho.

Descrição:
Estas atividades propõem estabelecer debates acerca da questão urbana e das políticas de patrimônio por meio de uma concepção de urbanidade que estabelece diálogos com definições normativas enfatizando a possibilidade de uma cidade vivida desterritorializada e em movimento. Nesse sentido, entende-se a importância das políticas de patrimônio estarem enraizadas nas experiências cotidianas dos citadinos e das citadinas. As atividades, assim, propõem debater estas possibilidades de fazer a cidade.

Coordenação:
Louise Alphonso (Professora PPGAnt/UFPel)

Promoção e Organização:

Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPel).
Bacharelado em Antropologia/UFPel.
PPG Antropologia (PPGAnt/UFPel)

Programação:
Data: 05 de julho
Horário: 09 às 12 horas e das14 às 17 horas
Local: Auditório CEHUS/UFPel.

Convidadas:
Beatriz Muniz Freire (Servidora aposentada do IPHAN – integrou a equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Superintendência do Rio Grande do Sul, gerenciando a implantação do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial).
Ana Luiza Carvalho da Rocha (Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS. Autora de artigos científicos, vídeos e documentários na área de antropologia visual, metodologia antropológica e antropologia urbana).

Descrição:
A atividade proposta é um desdobramento dos trabalhos desenvolvidos no LEPPAIS/UFPel (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som) pelo Grupo de Pesquisa Antropoéticas, em parceria com pesquisadores do PPG em Antropologia da UFPB. Visa “aquecer” os integrantes da atividade programada para a XIII RAM, em Porto Alegre, bem como contribuir para o fortalecimento da rede de afinidades tecida em congressos recentes (18a IUAES, 31a RBA) – cujos resultados parciais encontram-se reunidos em um dossiê (no prelo) da Revista Tessituras (PPGAnt/UFPel).
No intuito de romper as fronteiras entre ensino/pesquisa/extensão, e remover os muros que separam o mundo universitário de seu entorno, a atividade ocorrerá em forma de uma Oficina aberta, composta por três sessões: 1) preparatória; 2) apresentação de convidados que trabalham com diferentes tratamentos e concepções de imagens antropoéticas; 3) intervenção em espaço público, inspirada pelos trabalhos discutidos na 2a sessão e por ações do Coletivo Cidades Germináveis, especialmente a “Sala de Passar”. Trata-se da montagem de uma instalação acolhedora com resíduos retirados do ambiente urbano (móveis, objetos domésticos, acessórios), em que os participantes e os passantes (participantes em potencial) são convidados a experimentar percepções, reflexões e partilhas a
partir de provocações temáticas diversas que afligem nossa atualidade (reforma da Previdência Social, racismo, homofobia, ataques às minorias, às condições de vida no planeta, ao ensino público, às Ciências Sociais, à Filosofia e reflexão crítica, etc.). A ação visa buscar interesses e desejos mútuos entre conhecimentos acadêmicos formais e conhecimentos populares anti-hegemônicos, potencializando diálogos, tensionamentos, expressões éticas, poéticas que políticas incontornáveis para a constituição de refúgios de resistência frente à barbárie que assola nosso cotidiano.

Promoção e Organização:
Grupo de pesquisa Antropoéticas / LEPPAIS
PPG Antropologia (PPGAnt/UFPel) Coordenação: Patrícia dos Santos Pinheiro (Pesquisadora PPGA/UFPB) Claudia Turra Magni (Professora PPGAnt/UFPel)

Programação:
Sessão 1: Encontro preparatório para concepção coletiva da atividade de intervenção a ser realizada no dia 20 de julho
Datas: 15 de julho
Horário: 14h às18h
Local: LEPPAIS

Sessão 2: Tratamentos e concepções de imagens antropoéticas
Datas: 19 de julho
Horário: 14h às18h
Local: CEHUS
Convidados/as:
Aina Guimarães Azevedo (Professora CCHLA/UFPB)
Marcos Castro Carvalho (Professor PPGA/UFPB)
Daniele Bezerra Borges (Pesquisadora LEPPAIS/ICH/UFPel)

Sessão 3: Intervenção em espaço público
Datas: 20 de julho
Horário: a partir das 10h
Local: espaço público a ser definido coletivamente na 1a sessão
Convidada: Josete Vignolle (Auditora Fiscal Secretaria da Receita Federal)

Apresentação de:

Carly Machado (UFRRJ)
Marcelo Camurça (UFJF)
Ronaldo Almeida (UNICAMP) 

Data: 22/07/19 | Segunda-feira
Horário: 09:30 – 12:00 
Local: Sala Coqueiro – Centro Cultural – UFRGS

Atividade disponível somente para integrantes do projeto e membros do NER/PPGAS

Data: 22/07/19 | Segunda-feira
Horário: 13:30 às 15:30 
Local: Sala Coqueiro – Centro Cultural – UFRGS

Compartilhe:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support