Encontro da Rede de Pesquisa sobre Trabalho Doméstico na América Latina (RITHAL)

Data: 25 e 26 de julho de 2019
Local:  Sala 215 A – Faculdade de Economia (dia 25) e Panthéon IFCH (dia 26)

Organizadora e Co-Organizadora
Jurema Brites (UFSM)
Erynn Masi de Casanova (University of Cincinnati)

Nas últimas duas décadas, houve uma renovação da produção acadêmica sobre o trabalho doméstico remunerado e não remunerado. Esse tema, que já fazia parte das questões feministas levantadas desde a década de 1970, ressurgiu com novas dimensões, especialmente após a entrada definitiva de mulheres das classes média e alta no mercado de trabalho, entre elas novas formas de delegação  do trabalho reprodutivo, gerando o que HONDAGNEU-SOTELO chamou de “cadeias globais de cuidado”.

A publicação do livro Muchachas No More: Trabalhadores domésticos na América Latina e no Caribe em 1989 (com edição em espanhol em 1993) estimulou uma geração de pesquisadores e ativistas a estabelecer um diálogo intercontinental e interdisciplinar sobre o tema. Passados 25 anos, ainda não faltava um fórum institucional para trocar, compartilhar e sistematizar nossos estudos e os temas que analisamos.

Desde o ano passado, um grupo de pesquisadores tem procurado promover o intercâmbio de experiências / pesquisas sobre esse tema. Uma lista de e-mail foi criada por iniciativa do professor Erynn Masi de Casanova.  Esta inciativa simples foi muito bem aceita pela comunidade acadêmica e já contamos com mais 50 participantes. Também,  estamos reunindo nossa produção em uma box on-line.

No último congresso da LASA   realizado em 2018, em  Barcelona, o grupo se reuniu em vários painéis, uma mesa redonda e uma reunião informal de almoço, na qual discutimos a importância de estabelecer de maneira mais formal e organizada de estabelecer uma  rede de pesquisadores sobre o trabalho doméstico na América Latina. (RITHAL). No Uruguay, durante o Congresso Primeiro Congresso Latino-Americano Miradas del Cuidado, novamente houve uma interlocução entre os pesquisadores da rede. E em maio de 2018, XXXVII LASA teremos a primeira reunião formal da rede, finalmente fundando a nossa rede.

Seguindo estas propostas, confira abaixo a programação para o Encontro da RITHAL:

Clique na imagem para fazer o download do cartaz.

Organização:
Jurema Brites (UFSM), Márcia Soares (Themis) e Renata Jardim (Themis)

O fórum, organizado em duas sessões, pretende discutir como a pesquisa e a militância podem fortalecer os Movimentos Sociais de Trabalhadoras Domésticas. Serão convidados pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Reunião dos/as pesquisadores/as com representantes do Movimento do Trabalho Doméstico e ONG’s sobre formas de resistência e apoio aos movimentos sociais. 

Coordenação:
Dra. Erynn Casanova (Univesity of Cincinnati)
Dr. Jean François Mayer (Concordia University)

Organização:
Alexandre Fraga (UFRJ), Jurema Brites (UFSM), Luisa Dantas (UFRGS), Mary Goldsmith (UAM), Thays Monticeli (UFRJ)

Coordenação:
Jurema Brites (UFSM), Márcia Soares (Themis) e Renata Jardim (Themis)

Coordenação:
Karen Kaecher (UFRGS) e Thainá Saciloto Paulo (UFSM)

Exposição de conteúdo artístico com temáticas relacionadas ao trabalho doméstico e cuidado, abrangendo fotografia, música, performance e pôster.

Apoio:
Contato:
Compartilhe:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support